segunda-feira, agosto 18, 2008

SALVAÇÃO PARA UM TRAPACEIRO


Ao contrário do que muita gente pensa, Jesus não era contra as riquezas, principalmente quando eram empregadas para o bem. Sempre que o assunto de riquezas e abundância é mencionado na Bíblia, quase automaticamente, muitas pessoas se lembram da triste história do jovem príncipe rico que foi embora muito triste depois de ter rejeitado o conselho de Jesus para repartir as suas riquezas com os pobres (Lucas 18:18-25). Mas você alguma vez ouviu falar de quando Jesus encontrou um certo funcionário de Jericó que era muito rico?
Zaqueu, o personagem desta história, era uma pessoa bastante infame, principalmente em comparação com as muitas figuras religiosas e devotas que caminhavam pelas ruas de Jericó, a `'cidade dos sacerdotes".
Ele era o abastado chefe de uma grande repartição de cobradores de impostos do governo e, para os judeus dessa época, os cobradores de impostos ou publicanos, como os chamavam, eram pessoas da pior laia, que só se podiam comparar com as prostitutas. Bastante conhecidos por serem trapaceiros, extorsionários e ladrões dos pobres, estes homens eram também considerados traidores dos seus irmãos, uma vez que, embora fossem judeus, trabalhavam para o muito odiado governo romano.
Então este homem tinha autoridade do governo para extorquir do povo o máximo tributo possível, e qualquer coisa que ele conseguisse arrancar acima do imposto exigido por Roma ia direto para o seu bolso.
Mas um dia aconteceu uma coisa que mudou completamente essa situação. Zaqueu já tinha ouvido falar bastante de Jesus, tal como ele, também tinha má reputação, e era conhecido por ser amigo de publicanos e "pecadores" . Na verdade, um dos próprios discípulos de Jesus, Mateus, também fora cobrador de impostos em Nazaré (Mateus 9:9-13).
Já há um bom tempo que Zaqueu queria conhecer o carpinteiro que virara profeta. Ele pensara muitas vezes: Como é que um homem tido como tão religioso pode ser amigo de pessoas como eu, quando os sacerdotes e a maior parte das pessoas da minha cidade praticamente cospem só de ouvirem o meu nome? Será que Jesus também seria meu amigo? Com exceção da sua família direita, Zaqueu não tinha nenhum amigo verdadeiro, e recentemente tinha começado a se sentir bem insatisfeito. Ele estava começando a perceber que era preciso muito mais do que meras riquezas para trazer calor humano e satisfação verdadeiros à sua vida. Afinal de contas, ele tinha praticamente tudo o que o dinheiro podia comprar, uma bela casa e uma posição estável, mas faltava algo que ele não sabia exatamente o que era.
Então um dia Jesus passou por Jericó. Quando Zaqueu ouviu dizer que Ele estava na cidade, parou tudo, fechou o seu escritório e correu para a rua para ver com os seus próprios olhos. Uma imensa multidão, com Jesus no meio dela, já estava caminhando bem devagar pela estrada, mais o coitado do Zaqueu era tão baixinho que não conseguia ver nada.
Foi então que viu uma grande figueira lá na frente, por onde a multidão estava prestes a passar. Se ele subisse naquela árvore talvez conseguisse ver Jesus quando passasse. Esquecendo completamente o que as pessoas iam pensar dele, Zaqueu correu à frente da multidão e subiu rapidamente na árvore.
Quando Jesus finalmente chegou junto da árvore onde Zaqueu estava, virou e olhou para cima como se estivesse procurando alguém. Aproximando-se mais e olhando direto para Zaqueu, Jesus disse:
-- Zaqueu, desça depressa, porque hoje quero ficar na sua casa!
"O que… que foi que ele disse?" Zaqueu ficou chocado! "Ele me chamou pelo meu nome! Ele quer ficar na minha casa?" Ao descer da árvore ele estava certo de que devia ter havido um equívoco. Como é que Jesus sabia o seu nome? Mas logo que percebeu que Jesus estava falando sério, respondeu:
-- Será uma honra! Sim, venha à minha casa! O Senhor é muitíssimo bem-vindo! -- E Zaqueu, com muita alegria, levou Jesus até sua casa.
Quando chegaram lá, a multidão que os seguia ficou do lado de fora murmurando indignada:
-- Que negócio é esse? Jesus foi para a casa de um homem que é um pecador descarado e um publicano imprestável! - as pessoas ficaram todas revoltas e pensaram:
-- Como é que Jesus pode vir à nossa linda cidade, um centro de instrução religiosa, e escolher se hospedar com um salafrário desses? - Mas Jesus sabia exatamente o que estava fazendo. Ele tinha olhado além da aparência exterior de Zaqueu e visto a ânsia desesperada por amor e realização que existia em seu coração.
Naquele comovente encontro com Jesus, Zaqueu encontrou a solução que estava procurando! Agora a riqueza e as possessões haviam deixado de ser o mais importante. Emocionado, Zaqueu declarou: "Jesus, eu quero que o Senhor saiba aqui e agora que decidi mudar! Vou dar aos pobres metade de tudo o que possuo! E para compensar os danos que causei às pessoas a quem enganei ou trapaceei, prometo restituir quatro vezes mais do que lhes tirei!" Que compromisso incrível, principalmente se consideramos que devia ser uma quantia bastante grande!
Este homem tinha vivido no luxo e egoisticamente toda a sua vida, mas depois de conhecer Jesus e ouvir as Suas palavras, teve uma transformação comovente! De repente, pela primeira vez na vida, ele sentiu que entendeu o verdadeiro significado do amor e de dar.
Então Jesus exclamou, alto o suficiente para a multidão que estava resmungando do lado de fora ouvir:
-- Hoje veio a salvação a esta casa! Porque o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido!
Não importava que Zaqueu tivesse sido uma pessoa ruim, o Amor do Senhor foi mais do que suficiente para perdoar. Na verdade, não existe qualquer menção de que Jesus tenha precisado trazer à tona os pecados de Zaqueu, porque já tinha mostrado claramente que estava arrependido, ao pôr o seu amor em ação. Ele tinha recebido Jesus em sua casa e na sua vida, e se tornou num seguidor do exemplo e dos ensinamentos de Jesus. Ele tinha se tornado um filho recém-nascido do Reino de Deus!
E este foi o começo de uma vida completamente nova para Zaqueu! Ele já não ia ser mais indiferente ao mundo que o rodeava. Agora, em vez de tratar os outros como uma mera oportunidade para ganhar dinheiro, ele iria demonstrar um interesse pessoal e usar suas riquezas como meio para ajudar os necessitados. E por ele ter "recebido o Senhor com alegria", o seu bom testemunho tem repercutido ao longo dos séculos como um exemplo do que Deus pode fazer com um homem que entrega a sua vida a Deus! Zaqueu descobriu que dar aos outros traz alegria e satisfação! Ele estava aprendendo a realidade das Palavras de Jesus: "Dai, e ser-vos-á dado, boa medida, recalcada, sacudida e transbordando" (Lucas 6:38).
PARA REFLETIR
1. Você nunca pode ser ruim demais para ser aceito por Jesus, só bom demais! Jesus Se dava muito melhor com aqueles que sabiam que eram pecadores do que com pessoas religiosas e orgulhosas que se consideravam muito melhores e superiores aos outros. "Jesus disse aos sacerdotes no templo: Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e a meretrizes entram antes de vocês no Reino de Deus! Porque João (Batista) veio para mostrar o caminho certo, e vocês não se arrependeram nem acreditaram, mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram!" (Mateus 21:31,32)
2. Jesus tinha muitos amigos ricos que, embora não fossem seguidores e discípulos a tempo integral, ainda assim ajudaram muito o Seu ministério, contribuindo financeiramente e em termos práticos. Tomemos por exemplo, José de Arimatéia e Nicodemos, ambos membros abastados do Sinédrio, o corpo dirigente da igreja judia. Ou o centurião de Cafarnaum, um alto oficial do governo romano, cujo servo Jesus curou. E também Joana, que seguia Jesus. Ela era esposa do procurador do rei Herodes, e morava no palácio. E Marta, Maria e Lázaro, que pelo visto pertenciam a uma da famílias ricas de Jerusalém.
Embora alguns dos discípulos de Jesus fossem de uma classe mais humilde, Pedro, André, Tiago e João tinham o seu próprio negócio de pesca. Mateus, tal como Zaqueu, fora cobrador de impostos. Mas uma coisa é certa, eles não só deram o seu dinheiro, mas também sua própria vida para o serviço do Senhor e a Sua causa de ganhar o mundo com amor!
3. Se você não puder ser um discípulo, pode sustentar os que são "e receberá a sua recompensa!" (Mateus 10:40-42). Embora Jesus não tenha dito a Zaqueu para abrir mão da sua casa e dinheiro, é óbvio que, através da sua conversão, em vez de "ajuntar tesouros na Terra" (Mateus 6:19-21), ele começou a investir bem os seus recursos, ajudando os carentes.

Nenhum comentário:

Presidente

Presidente
Pr. D. Barbosa