segunda-feira, agosto 18, 2008

Então você quer ser um líder?

Eu estava pensando recentemente nos anos que alguns homens passaram em reclusão, fora de contato com o público, até chegar a sua hora. Moisés passou 40 anos cuidando de ovelhas; José passou anos apodrecendo na cadeia do faraó, e até Jesus passou anos como carpinteiro em Nazaré antes de começar o Seu ministério público. (Ver Êxodo 3:1; Gênesis 39:20; Marcos 6:3; Lucas 2:51,52).
Na criação de uma nova nação, uma reforma ou uma revolução - ou qualquer grande mudança na História - alguém teve de sonhar com a coisa antes que ela pudesse acontecer! Alguém teve que ter a inspiração, a visão, a fé, a criatividade, o talento, a faísca que acende o fogo! Você só vê o fogo, se emociona e se maravilha com a sua glória, não vê o trabalho e o planejamento por trás de tudo, os problemas em recolher os dados, calcular como começar as coisas e mantê-las em andamento!
Às vezes, quando está bem no meio da ação, você fica tão envolvido com os detalhes que não consegue afastar-se e ter uma visão geral da situação. Não tem tempo para pensar! Mas você tem que passar por tudo isso, para poder dar valor. Por exemplo, digamos que você fez um curso de pintura e começou a pintar a obra-prima da sua vida. Você tem que se afastar dela de vez em quando para conseguir ver o quadro todo e poder planejá-lo devidamente! As coisas podem ficar desproporcionais, com a perspectiva errada e sem uma relação adequada, se você estiver próximo demais do seu trabalho. De vez em quando tem que se afastar dele, distanciar-se um pouco para poder estudar o quadro inteiro e colocar tudo no seu devido lugar!
É como o dinheiro; você tem que mantê-lo no seu devido lugar! Muita gente cita mal aquele versículo da Bíblia sobre o dinheiro, dizendo que "o dinheiro é a raiz de toda a espécie de males", mas não é isso o que a Bíblia diz; a Bíblia diz que "o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" (I Timóteo 6:10). É o amor a ele que causa problemas, que o torna um objeto de adoração e idolatria! Um pouco da "torpe ganância" (I Timóteo 3:3) até ajuda na Obra de Deus, mas se o dinheiro o cega de tal maneira que você não consegue ver mais nada, toda a sua visão fica distorcida, e tudo fica desproporcional, e você não consegue ver o resto do mundo, nem o verdadeiro propósito do dinheiro, nem a razão pela qual você precisa dele, nem como fazer para consegui-lo, nem para que deve usá-lo! Você tem que mantê-lo a uma certa distância para que ele fique no seu devido lugar!
Um general tem que estar a uma certa distância da frente de batalha para ter uma visâo geral da situaçâo, sem se envolver tanto numa determinada batalhinha que não consegue analizar a guerra toda! Os generais têm que ficar grande parte do tempo no seu gabinete de guerra no quartel general, estudando os mapas, a fim de sincronizar o plano geral e todos os seus esforços. É claro que é preciso haver bons líderes no campo, mas tem que haver alguém acima de todos, em algum lugar, para fazer com que todos trabalhem em união. Tem que estar equidistante de todos, para colocar todos na sua devida posição!
Quase todo grande edifício, toda grande realização, toda grande guerra, todo grande movimento, levou anos de planejamento e preparativos laboriosos. Cada quadro de Miguelangelo foi planejado com meticuloso cuidado, com esboços, desenhos, etc., antes de finalmente chegar ao estágio final!
Leva muito mais tempo para planejar um edifício do que para construí-lo! Eu levei muito mais tempo para escolher o terreno, planejar minha igreja, arranjar o material, fazer a planta e todos aqueles cálculos, preparar o terreno e montar o alicerce, que fica quase invisível, do que para simplesmente assentar os tijolos, construir as paredes e meramente colocar o teto! Essa foi a parte divertida! Foi a parte rápida! Foi a ação física, na qual você consegue realmente ver algo!
Mas as pessoas que se entusiasmaram ao ver as paredes e o teto serem erguidos, viram apenas a menor parte da obra. Todo construtor adora chegar à parte da ação física da obra, a qual se pode realmente ver, pela qual as pessoas exclamam de admiração! - O que é visível! Mas o invisível, o que está sob a superfície e leva longas e trabalhosas horas, dias, semanas, meses e às vezes até anos de planejamento, de projeto e preparação - e que é a parte mais difícil, - requer mais tempo. Por essa parte você recebe menos mérito, mas sem ela nunca haveria um edifício e ele nunca ficaria em pé.
Você pode perguntar a qualquer homem de negócios sobre isso. A parte agradável é ver o produto final: o carro novinho em folha ali estacionado e as pessoas maravilhadas com ele; mas elas não vêem o sangue, o suor e as lágrimas derramados nos meses e anos de planejamento e de projeto, as experimentações e todo o preparo! Nem conseguem ver os intrincados e delicados sistemas elétricos e mecânicos do produto - abaixo da superfície - que são bem mais difíceis de instalar e vitais para operar eficientemente do que a pintura brilhante e polida da superfície! Mas o que é que mais atrai as pessoas que o compram? É a aparência do produto, a superfície reluzente, a cor, o modelo, o estofamento! Muita gente não sabe o que é um carburador, nem o que é freio a disco! Geralmente não se interessam muito em entender o mecanismo intrincado do motor, das luzes, do sistema de ignição, da transmissão e todas as outras complicadas peças mecânicas e eletrônicas que não vemos e estão sob a superfície, que levaram muito mais tempo para serem projetadas, instaladas e postas em funcionamento do que aquela pintura reluzente e bonita.
Até mesmo uma refeição simples e bem preparada leva horas de planejamento, trabalho, organização e preparo. Ela é servida na mesa, tem boa aparência e cheira bem por alguns minutos e logo desaparece. É impossível o consumidor dar valor a todo o tempo e esforço investidos no seu preparo, no breve espaço de tempo que leva para saboreá-la, a não ser que ele mesmo já tenha sido cozinheiro, e saiba o que é ter que planejar uma refeição, comprar e preparar os alimentos, cozinhá-los e servi-los.
É isso o que realmente acontece com a maioria das coisas na vida. Aquela banana ali, por exemplo, aparece apenas por um momento - hoje existe e amanhã já era - e todo o trabalho duro que o agricultor teve é invisível! Os meses ou anos limpando o terreno, planejando, arando, plantando, cultivando, adubando, podando, colhendo, transportando, negociando - nem imaginamos todo o trabalho por detrás daquela bananinha! Nós só temos que nos sentar e enfiá-la na boca, desfrutá-la por um momento, sem sequer pensar no trabalho duro que ela representa.
Por incrível que pareça, eu nem mesmo entendo a roupa que visto! Não sei o que foi necessário para desenhar o modelo da calça que estou vestindo, muito menos tudo o que foi necessário para a fabricação do fio, a criação das ovelhas, a tosquia, a recolha da lã, a venda ao tecelão, - e depois a fiação de cada linhazinha, a intrincada tecelagem do pano em padrões complicados de várias cores. Pense no maquinário sofisticado que provavelmente foi usado, os anos de planejamento, invenção, desenho e trabalho na simples fabricação do tecido! Depois o alfaiate teve que desenhar o modelo e fazer os moldes, saber cortar o tecido, montá-la, ajustá-la, calcular o tamanho, como cairia no corpo, o que teria: bolsos, passadores para o cinto, zíper e todas essas coisas! Nós quase nunca pensamos nisso quando saímos para comprar uma calça. Tudo o que vemos é uma calça, se gostamos ou não dela, e se serve ou não!
Não damos o mínimo valor aos anos de trabalho e planejamento invisíveis por trás dela, isso para não falar das tinturas que foram cultivadas em algum clima exótico de algum lugar, sob condições desconhecidas! Duvido que qualquer um de nós pudesse sequer explicar de onde vieram essas tinturas, ou que planta teve que ser cultivada para elaborá-la, ou como ela foi extraída ou fabricada. Isso em si é um longo e complicado processo que só aprendemos com a experiência e anos de planejamento, descobertas, invenções, experimentações, sucessos e fracassos, alegrias e quebrantamentos de gerações - toda aquela obra invisível, tempo, cálculos e trabalho por trás de uma calça! Nós somente a vemos, compramos, usamos e não nos preocupamos com isso! Mas foi preciso que alguém ou muitos `alguéns' gastassem anos do seu tempo calculando, planejando, descobrindo e trabalhando para produzi-la.
Cada pedacinho de alimento que comemos, a roupa que vestimos, a casa onde moramos, os veículos que usamos e até mesmo todas as pequenas necessidades da vida cotidiana são apenas o produto final, breve, temporário e visível, de gerações de cálculos, invenção, descobertas, experiências, projeto, planejamento e produção, para o qual foi preciso uma multidão de trabalhadores e muito trabalho. "Entramos no trabalho de outros, e ceifamos onde não trabalhamos" (João 4:38).
O trabalho que Deus faz nos bastidores é quase inteiramente invisível. O Seu trabalho na Criação que produziu o universo e que o mantém em funcionamento, o Seu projeto e plano para o homem, a maneira como Ele cuida constantemente das coisas por Ele criadas, lá no plano espiritual, naquela oficina nos bastidores, onde Deus faz a maior parte de Seu trabalho.
"Portanto, não penseis nas coisas que são da Terra, pois as coisas que se vêem são temporais" - apenas temporárias, apenas a manifestação levemente visível de todo o trabalho invisível por trás dela. "Mas as coisas que não se vêem são eternas" (Colossenses 3:2; II Coríntios 4:18), e isso é o mundo espiritual que as produziu, o poder e planejamento de Deus! Nós nem sabemos como Ele fez tudo. Só usufruimos das coisas! Nem conseguimos entendê-las! Só as consumimos!
Alguém, porém, teve que fazê-las! Como disse o Dr. Robert Millikan: "Assim como por trás de cada relógio teve que haver um fabricante, também atrás da intrincada precisão deste grande universo, teve que haver um Planejador e Criador divino". Então, atrás de cada grande criação, seja de Deus ou do homem, teve que haver uma imensidão de trabalho, planejamento, preparação, esboço, invenção, descoberta, exploração, organização e cooperação, para produzir o artigo final: a coisa visível, que não é senão uma amostra da imensa obra invisível e da multidão de obreiros que a produziram!
Talvez quando vê uma grande empresa você se sinta tentado a querer ser o patrão, para poder gozar da glória e da riqueza, e para poder mandar nos outros! Mas é melhor você trabalhar as suas oito horas sem se preocupar, do que um dia ser o patrão e ter que trabalhar todas as horas e ter toda a preocupação! Porque você nem pode imaginar os problemas, as dificuldades, os obstáculos, os aborrecimentos, as complicações por trás de tudo; como é difícil saber o que fazer, tomar decisões e dizer às outras pessoas como proceder; estar disposto a levar a culpa pelos erros assim como o mérito pelos êxitos!
Como disse Salomão (e ele devia saber): "O trabalhador deita-se à noite e seu sono é doce, mas a fartura do rico não o deixa dormir" (Eclesiastes 5:12). - Porque bens, funcionários, negócios e governos são muito mais responsabilidade do que prazer, muito mais trabalho duro do que diversão. Como o grande poeta escocês Bobby Burns escreveu enquanto o mundo inteiro brindava à sua fama: "Ai, quem me dera estar de volta junto às margaridas-dos-campos". Ele desejava ser novamente um menininho, brincando nas campinas escocesas, contemplando maravilhado as florzinhas, sem as inquietações e responsabilidades do mundo, despreocupado com o mundo à sua volta - um mundo que nem sequer sabia que ele existia! Mas agora que era famoso, tinha que se preocupar com o seu trabalho, suas obras literárias, as opiniões dos homens, seus êxitos e fracassos. Ele não tinha mais tempo para desfrutar das coisinhas simples e sem complicações da vida, ou mesmo dos poemas sobre elas, que o haviam tornado famoso! Ele estava ocupado demais!
É melhor você aproveitar enquanto pode ser um soldado raso, com pouquíssimas preocupações ou responsabilidades, mérito ou culpa, infâmia ou fama. Um dia destes você pode ser o general e ter a maior parte do trabalho, e quase toda a preocupação, e geralmente toda a culpa! Você olha para o seu patrão e pensa: "Puxa, eu gostaria de ser como ele! Quem me dera ter a posição dele." Cuidado! Um dia você talvez tenha tal posição e se arrependa, mas não terá outra saída! Você nem imagina as profundezas do desespero, os quebrantamentos, as provas, as tribulações, as experiências amargas, o fogo das provações pelos quais eles tiveram que passar para se tornarem no ouro puro que são hoje. Você nem imagina o calor da fornalha que tiveram que suportar até se transformarem na linda cerâmica colorida que são agora!
Não peça para ser líder, nem sequer deseje ser! Você não sabe o que está pedindo! Não tente ser um líder, a não ser que Deus o force a isso e você tenha que ser! Limite-se a ser um bom seguidor, e fique agradecido por não ter que liderar, tomar decisões, arcar com a responsabilidade e levar a culpa! Você nem imagina tudo o que é preciso para ser um líder! Os anos de desapontamentos, anos de experiência, tentativa e erro, sucesso e fracasso, sofrimento e tribulação, os anos sendo seguidor, os anos de obediência e aprendizagem, a grande obra do Espírito, as inúmeras lições, todos os anos que teve que repetir, as promoções e também os rebaixamentos de cargo, as realizações e também os fracassos, o mérito e também o demérito. Você não tem a mínima idéia do trabalho invisível, do tempo que se passa pensando sem ninguém se dar conta disso, as horas, dias, semanas, meses e anos de planejamento com muita oração. O sangue, o suor, as lágrimas, a agonia com o êxtase... tudo isso entra na formação de um líder!
Os líderes não nascem... são feitos! São o produto final e breve do infinito cuidado, planejamento e preparação de Deus! Hoje estão aqui e amanhã já não existem mais! "Porque, o que é a vossa vida? É um mero vapor! Aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tiago 4:14). Demora tanto para crescer até florescer, até chegar ao fruto maduro da liderança, que o seu breve tempo como líder é curto em comparação com os anos de preparação!
Não inveje os seus líderes! Tenha pena deles! Ore por eles! Ajude-os! Eles precisam de você! E não deseje ser líder a não ser que Deus o force a isso! Eu ouso dizer que você não encontrará um único líder na Bíblia que quisesse ser líder. A maioria deles tentou escapar do serviço! Leva muito tempo, é muito difícil e você jamais receberá o devido reconhecimento por tudo o que faz! Mas sem eles a Obra de Deus não pode prosseguir!
Então, dê valor ao produto final! Desfrute dele! Siga-o! Obedeça-lhe, ajude-o! - E dê graças a Deus por você não ter que ser um deles, até que Deus o obrigue a ser! Praticamente todo grande líder na Bíblia teve que ser forçado a isso! Só neste mundo louco é que os homens lutam entre si pela fama e a fortuna tão efêmeras! Só no sistema nojento deste mundo é que os homens lutam por poder, posição, riquezas e glória, para depois descobrirem que não satisfaz! Como Alexandre Magno que, após ter conquistado o mundo conhecido daquela época, morreu embriagado e chorando porque não havia mais mundos para conquistar! Ou como Napoleão, que fez estremecer a Europa inteira, mas morreu em exílio, chorando como um bebê, pedindo que ao menos lhe calçassem as botas para que morresse como um soldado! Ou como Júlio César, cujos amigos o apunhalaram pelas costas no auge de sua fama! Ou Franklin Delano Roosevelt, que morreu subitamente no auge da sua popularidade! Todos eles morreram em vão! Dedicaram-se às riquezas ilusórias, "foram pesados na balança e achados em falta!"
Pagaram um preço tão tremendo por isso, quando não valia a pena! Sacrificaram tudo, só para descobrir que era como areia na boca! Alfarrobas... coisas sem valor...! Como o filho pródigo no chiqueiro, cuja vida terminou em derrota, os seus bens dissipados na libertinagem, restando-lhe apenas "as alfarrobas que os porcos comiam." - Salvo só pela misericórdia divina, e a sua recompensa ficou para o irmão mais velho! (Veja Lucas 15:11-32.)
Que produto final mais triste são os homens deste mundo, e até mesmo os cristãos que falham a Deus! Pelo menos os líderes de Deus que pagam o mesmo preço e fazem os mesmos sacrifícios podem contar com recompensas eternas e glória perpétua, e podem morrer com um sentimento de realização permanente e genuína devido a uma vida inteira investida na Obra de Deus, pela qual colherão dividendos eternos no mundo por vir!
Mas você nunca saberá o que eles passaram para chegar lá, até que você tenha passado pelo mesmo. E ninguém no seu perfeito juízo faria isso por alguém, a não ser por Deus e pelos Seus filhos! A maioria do seu trabalho é invisível, e nunca será reconhecido por ninguém, exceto por Deus e você, e talvez por algumas pessoas mais íntimas. Os outros jamais darão valor nem perceberão todo o sofrimento, os sacrifícios e os anos de trabalho, até que as recompensas sejam dadas no Céu, as medalhas entregues nas Bodas do Cordeiro e as cidades distribuídas no Milênio.
Você diz: Senhor, eu posso (Mateus 20:22), mas não sabe o que está pedindo! Agradeça a Deus pelos seus líderes e espere que nunca tenha que ser um deles! Não tente ser líder a menos que tenha que ser! Não deseje posições de chefia a menos que Deus o force a chefiar, a não ser que chegue a hora em que você vê o trabalho que tem que ser feito e não há ninguém mais para o fazer, e vê que você tem que fazê-lo pois é a vontade de Deus, o plano de Deus e você está pronto, mesmo que não tenha vontade! - Pronto depois de toda a preparação, planejamento e formação de um homem pelas mãos de Deus.
Como Kipling disse: "Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires tratar da mesma forma a esses dois impostores.... então és um Homem, meu filho." Só pela satisfação de saber que está fazendo a vontade de Deus, que você foi feito para o trabalho, e que não tem outro remédio, tem que fazê-lo! Ele conta com você! Nas palavras de Alan Seeger: "Deus sabe que seria bem melhor estar reclinado em lençóis de seda e almofadas perfumadas, boca perto da boca e pulso com pulso, onde o amor palpita num sono bendito: mas tenho um encontro com a morte!" É esse o preço de ser um líder! "Viver em fama e morrer na chama". Nada pode impedir o Exército de Deus! Ainda que por vezes, para o mundo, eles tenham que viver na chama e morrer na lama. Nós somos as tropas sacrificáveis de Deus, criados para queimarmos no Seu altar de sacrifício, feitos para sermos gastos como Seus instrumentos, para morrermos para que outros possam viver. Pois, "ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (João 15:13). Nós "morremos cada dia" (I Coríntios 15:31). Só podemos lhe fazer um convite para vir morrer conosco, morrer para a carne para que possa viver no Espírito!
Após anos de formação, de preparo e planejamento, você poderá ser apenas um clarão que ilumina a paisagem só por um momento, no auge da batalha, para que a vitória possa ser ganha! Mas aquela vida de preparação vale a pena, mesmo se for só para aquele "momento de glória" e reconhecimento pelo Senhor, aquele momento de utilidade para o qual Ele criou você, aquele dia em que você parou na brecha, aquela hora em que supriu a necessidade, aquela vez em que cumpriu a sua missão. E você vai ouvi-Lo dizer: "Bem está, servo bom e fiel! Entra no gozo do teu Senhor!" (Mateus 25:23). Tudo isto e o Céu também!
Você só dará o verdadeiro valor aos seus líderes quando se unir a eles na liderança! Provavelmente só daremos a Deus todo o valor que Ele merece quando estivermos com Ele no Céu e virmos o que realmente Lhe custou! Quanto tempo levou, que infinita atenção, amor e paciência, quanto trabalho invisível foi investido no produto final: em coisas tão insignificantes como você e eu! Para sempre seja louvado o Seu Nome! "Toda a glória e louvor ao Cordeiro que foi morto, que carregou todos os nossos pecados e lavou todas as manchas!" (Veja Apocalipse 5:12; Isaías 1:18; Isaías 53:4; Apocalipse 7:14.)
"Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que Lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-Se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, Aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra Si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por Ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho." (Hebreus 12:1-3,5,6.)
Você ainda quer ser um líder?
Se você ainda não recebeu a Vida Eterna, o presente de Jesus, e quer ser perdoado por todos os seus pecados, e se gostaria de aprender a guiar outros para o Seu Reino com amor e verdade, simplesmente faça a seguinte oração:
Querido Jesus, por favor entre no meu coração e me perdoe por todos os meus pecados. Eu aceito o sacrifício que Você fez por mim na cruz e O recebo como meu Senhor e Salvador. Amém.

Nenhum comentário:

Presidente

Presidente
Pr. D. Barbosa