segunda-feira, agosto 18, 2008

Pare... Olhe... Escute

Parece que a maioria dos Cristãos hoje em dia estão mais interessados em que Deus ouça o que eles têm a dizer, do que em ouvir o que Deus tem a dizer. Eles querem apresentar a Deus o plano deles e fazer com que Ele assine. Eu ouvi alguém dizer uma vez: "Você está disposto, não a apresentar o seu plano a Deus para Ele assinar, nem mesmo deixar que Deus lhe apresente o Seu plano para você assinar, mas está disposto a assinar uma folha em branco e deixar que Deus a preencha sem você nem conhecer o plano?"
Uma vez uma garotinha disse do seu gatinho quando o ouviu ronronando enquanto dormia: "Mamãe, o gatinho dormiu com o motor ligado!" Você talvez esteja correndo por aí, mas esteja dormindo espiritualmente, e talvez não esteja chegando a lugar nenhum, como se estivesse "batendo no ar"! (1Coríntios 9:26). Porque a menos que você fique em silêncio e busque o Senhor, como vai conseguir ouvir o que Ele tem a dizer? Eu estou totalmente convencido de que ouvi mais o Senhor quando estava sozinho e em silêncio do que de qualquer outra maneira. Porque quando você está a sós com Ele, Ele pode falar com você, você pode lhe dar toda a sua atenção e a devida reverência... e também você está escutando. O Senhor fala numa voz mansa e delicada mas muito distinta, muito firme e muito amorosa; mas se você estiver fazendo barulho demais não vai escutá-la! (Veja 1Reis 19:12 e Isaías 30:21)
A única ocasião em que se consegue ouvir é quando se pára e fica quieto! Deus geralmente não grita! Quando Ele começa a gritar com você é tarde demais. Quando chega ao ponto em que Ele tem que gritar mais alto do que a barulheira que você está fazendo, para você poder ouvi-lo, Ele provavelmente já está tão bravo que é tarde demais. Se você não dá atenção nenhuma aos gritos, então vai tomar uma paulada que vai deixá-lo fora de ação, e aí você vai ter que escutar!
É por isso que Deus tem que pôr tanta gente de cama com acidentes, doenças ou perdas: para elas pararem o suficiente para escutar. (Veja Salmo 119:67). Praticamente a única ocasião em que muitas pessoas no mundo param o suficiente para escutar o Senhor é num enterro!
Que o Senhor nos ajude a ficarmos em silêncio diante d'Ele e escutar! Se você não passa um tempinho a sós com o Senhor, não sei como vai conseguir viver. Mas se realmente quer ouvi-Lo, Ele falará com você.
É preciso ficar em silêncio, sozinho, em algum lugar, de algum modo, em alguma ocasião, para poder ouvir o Senhor! Ele diz no versículo 10 do Salmo 46: "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus." Quanto você sabe sobre passar um tempinho a sós com o Senhor e ouvi-Lo, sobre reverenciar o Senhor? Quanto tempo você passa em silêncio, "procurando viver quieto"? "No sossego e na confiança está a vossa força" (Isaías 30:15). Você sabe o que é "confiança"? É fé! Só o fato de ficar em silêncio mostra que você tem fé! Mostra que acredita que Deus vai fazer algo, e que não está tentando fazer tudo sozinho!
Se não sabe o que fazer, pare tudo! Fique em silêncio e espere que Deus faça algo! A pior coisa que você pode fazer é seguir em frente quando não sabe o que fazer. Esse foi o erro do rei Saul, e fez com que ele perdesse o reino completamente, porque continuou seguindo em frente mesmo quando não sabia o que fazer. Ele achou que tinha que se manter ocupado e seguir em frente, de qualquer jeito! (Veja I Samuel 13:7-14).
Quando você fica em silêncio diante do Senhor mostra que tem fé de que Deus vai resolver a situação, que Ele vai Se encarregar das coisas. Mostra que você confia no Senhor. "Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti" (Isaías 26:3). Se você não confiar em Deus, vai estar o tempo todo desorientado. É como o poeminha: "Quando confiamos, não nos preocupamos! Quando nos preocupamos, ainda não estamos confiando!"
Se você está muito nervoso, desorientado e preocupado, perturbado e irritado, então não está confiando! Não tem a fé que deveria ter. Quando confiamos ficamos sossegados, tranquilos e temos plena paz de espírito. O corpo talvez tenha que continuar trabalhando, mas você tem uma atitude e um espírito calmos.
É por isso que se pode ter paz no meio da tempestade, calma durante um furacão. Faz-me lembrar de um certo concurso em que os pintores tinham que ilustrar a paz. A maioria dos artistas apresentaram cenas tranquilas, calmas, pastorais uma tranquilidade total e absoluta. Isso é uma forma de paz. Mas o tipo de paz mais difícil de se ter é a representada no quadro que ganhou o concurso. Era o quadro com uma catarata cujas águas caíam com fúria, fazendo um barulho ensurdecedor, um rio com suas águas espumantes e violentas! Mas num galhinho acima, dependurado sobre a furiosa corrente, havia um lindo ninho com um passarinho sentadinho lá cantando tranquilamente, apesar da tempestade! É numa ocasião assim que a sua fé é posta à prova: no meio da tempestade! Tranquilidade é um sinal de fé!
Moisés tinha de dois a seis milhões de pessoas ali no meio do deserto, dependendo dele, arrancando os cabelos, querendo saber o que iam comer, o que iam beber, aonde estavam indo, e o que iam fazer. E o que Moisés fez? Ele foi para o alto de uma montanha e se sentou ali com o Senhor por 40 dias seguidos!
E o que aconteceria se ele estivesse preocupado o tempo todo? "E se algo acontecer? Eu tenho que voltar. E se Aarão fizer um bezerro de ouro?" - e fez mesmo! E quando Moisés se exaltou e quebrou as tábuas, ele teve que voltar e passar mais 40 dias lá, e teve que ficar novamente em silêncio! De que serviu ele ter se exaltado? Ele simplesmente teve que ficar quieto de novo para ouvir o que Senhor tinha a dizer. Teria sido melhor se ele tivesse descido e aceitado a situação tranquila e calmamente, e teria economizado outros 40 dias lá em cima! (Leia Êxodo 24:12-18, e veja a história completa nos capítulos 32 e 34.)
Jesus, quando estava para iniciar o Seu trabalho, saiu e passou 40 dias e 40 noites numa montanha, sozinho, e parece que passou grande parte desse tempo com o Diabo. Ele teve que derrotar o Diabo primeiro! (Veja Mateus 4:1-11). Se você não fica a sós com o Senhor e derrota o Diabo primeiro, é melhor desistir!
Eu fico imaginando quantos daqueles 120 anos Noé passou orando, enquanto construía a Arca! Ele deve ter passado algum tempo orando, caso contrário não poderia ter recebido todas aquelas instruções sobre como construir aquele barco! Lembre-se que eles nunca tinham visto um barco! Deus provavelmente lhe deu as instruções exatas para cada centímetro daquele barco! Nunca nem tinha chovido antes. Mas ele simplesmente se pôs a trabalhar calmamente na construção da Arca. Ele podia ter ficado num frenesi, achando que ia começar a chover a qualquer momento, e ter realizado um trabalho rápido e mal feito. Mas ele simplesmente continuou trabalhando com toda calma, durante 120 anos, na construção daquele barco! Pela madrugada! Vocês achariam que estavam gastando um montão de tempo com preparativos, se passassem apenas 120 dias construindo-o! Isso com certeza mostra que Noé tinha fé! (Veja Gênesis 6:3,9-22 e o capítulo 7)
O agricultor é um exemplo perfeito de fé e paciência. Ele simplesmente tem que confiar que o Senhor fará as plantações crescer, e não se preocupar! Deus faz a maior parte do trabalho. Ele manda a chuva: Ele faz com que tudo cresça! O agricultor só tem que supervisionar as coisas. Se há alguém que tem uma personalidade tranquila, é o agricultor! O pessoal da cidade zomba dos agricultores. Mas se eles não levassem as coisas com calma, enlouqueceriam, como as pessoas da cidade! O lema do agricultor é: "Devagar e sempre!"
A razão porque tão poucas pessoas querem viver numa fazenda é por que isso exige que se dependa muito de Deus! Elas podem fazer muito pouco, têm de deixar tudo por conta de Deus! Muita gente está abandonando as fazendas porque lá tem que se depender muito de Deus! É silencioso demais lá no campo, as pessoas dizem que é parado demais, que não tem movimento! Mas puxa! se simplesmente subissem no topo de uma daquelas colinas, ouviriam e veriam muita coisa acontecendo. Poderiam observar a tempestade, olhar as árvores, os animais, ouvir os trovões! Só que geralmente as coisas acontecem com muito sossego e sem grande agitação!
Mas algumas pessoas têm que estar em movimento o tempo todo, têm que estar fazendo algo! E eu acho que uma das razões é porque não querem pensar! É por isso que existem tantas diversões! E você sabe o que isso significa? Significa "para distrair o pensamento". As pessoas ficam absolutamente mortas de medo e apavoradas com o silêncio e a tranquilidade, porque sabem que poderiam ouvir a voz de Deus! Por isso o Diabo mantém suas mentes, seus olhos e seus ouvidos cheios com barulho, imagens e sons violentos!
É por isso que as cidades são uma calamidade! Elas são ambientes criados totalmente pelo Homem! Os habitantes das cidades ficam completamente afastadas de Deus, quase que não se vê uma árvore nem uma graminha, e não se pode ver as estrelas, nem o Sol, nem a Lua nem o céu. Eles vivem debaixo do solo, com metrôs barulhentos e estridentes, e o barulho horrível do trânsito! Há muito mais surdez entre as crianças da cidade do que entre as crianças do campo, pois as da cidade vivem num ambiente de constante barulho. As crianças criadas no campo, porém, têm uma audição muito apurada.
Se você vive num ambiente de confusão espiritual e física, vai ficar insensível à Voz de Deus, porque tem que desenvolver uma surdez em relação a todo o barulho ao seu redor! E assim você nem sequer consegue ouvir o Senhor! Mas se viver em tranquilidade, paz, sossego e silêncio, vai ver que seus ouvidos realmente vão ficar mais apurados, mais aguçados. Eu sempre tive o olfato e a audição extremamente apurados. Talvez por ter passado tanto tempo nos bosques e no campo.
Pessoas do campo geralmente são vagarosas, trabalhadoras e pacientes, vivem próximas da Criação de Deus e dependem do Senhor! Nós deveríamos seguir o exemplo do agricultor! As pessoas da cidade ficam com os ouvidos insensíveis e o coração endurecido! A música muito alta está ensurdecendo os jovens de hoje - é aquela constante batida no seu ouvido que o torna insensível. É como se criasse um calo, a fim de preservar os ouvidos.
Pense nos anos que Abraão passou nos campos cuidando de rebanhos! Não é de admirar que ele tenha ouvido o Senhor. Ele teve tempo para ouvir! Que o Senhor nos perdoe, pois ficamos ocupados demais! Se você está ocupado demais para orar, então está ocupado demais! Se está ocupado demais para ficar a sós com Deus e orar, então está ocupado demais! O que aconteceria se o servo dissesse ao rei: "Sinto muito, mas hoje não posso vir escutar suas ordens pois estou ocupado demais servindo-o!"
Você precisa aprender a escutar o Senhor acima de tudo. Não compete ao Rei ir por aí atrás de seus súditos, gritando e berrando com eles, para que façam o que Ele quer. Você deve comparecer diante d'Ele em silêncio e com respeito, e depois, com sinceridade e reverência, apresentar o seu pedido e esperar silenciosamente pela resposta. Você tem que temer, respeitar e reverenciar o Senhor e tratá-Lo como o Rei que Ele é! Às vezes as pessoas que têm o Espírito Santo podem ficar tão familiarizadas com ele e o Senhor, que acho que às vezes essa familiaridade gera desprezo. O Senhor é tão gentil, e você O sente tão próximo, que não O respeita como deveria.
O trabalho mais importante que existe é escutar o Rei: parar, olhar e escutar! Ou você vai ser atropelado!
Existem muitos Cristãos que começam a brincar com os dons de Deus ou os dons do Espírito e negligenciam o Próprio Deus! É como se fosse um pai que chegasse em casa com presentes para os seus filhos, e as crianças agarrassem os presentes e se esquecessem de beijar o pai e cumprimentá-lo, sentassem-se no chão e começassem a brincar com os brinquedos!
Ou como a história sobre a garotinha que tomou o tempo que normalmente passava com o pai cada dia para fazer uns chinelos para o aniversário dele. Ela quase partiu o seu coração! Deus pode ficar agradecido pelos chinelos que você está fazendo para Ele, mas preferiria ter você! E, na verdade, se você negligenciar o Senhor, provavelmente vão sair bem mal feitos!
Uma das maiores lições que você vai ter que aprender é esperar o Senhor fazer as coisas! Eu sei que houve ocasiões em que não dei ouvidos ao Senhor, e o único modo de Ele me fazer olhar para cima foi me deixando prostrado, doente de cama, pois a única direção para onde eu podia olhar era diretamente para cima! Minha mãe costumava dar testemunho sobre uma ocasião em que ficou tão ocupada com o Trabalho do Senhor, que Ele teve que lhe dar um basta e deixá-la com um tumor maligno, para que ela desse a Ele toda a sua atenção! O seguinte é um poema de autoria da minha mãe:
PRIMEIRO LUGAR
Eu queria tanto servir o Mestre,Mas fui deixada de lado,Do campo de colheita tão grandeCheio de obreiros ocupados.Eles eram poucos, sim muito poucos,E eu não conseguia entenderPor que fui deixada inativa:Não era o que eu planejava fazer.Eu queria tanto servir o Mestre,Na Sua obra eu queria trabalharA necessidade de obreiros era grande,Mas ó, era difícil esperar!Ficar quieta, calma e caladaEnquanto aos meus ouvidos chegava,O som dos obreiros ocupadosLá no campo que eu tanto almejava!Eu queria servir, apenas servir o Mestre,Mas Ele me levou a um lugar deserto,E ali, enquanto paramos e descansamos,Ele me olhou bem de perto,E cheio de uma terna censuraMe encheu com uma triste surpresa!Ele pensou que ressenti meu serviço,Ou considerei-o um sacrifício?Ó Mestre, eu quero servi-Lo, apenas servi-Lo,Tão poucos escolheram esta tarefa.Deixe-me ir para os campos, implorei,O descanso não me interessa.Caí aos Seus pés implorando,Contemplei Seu rosto, ajoelhada.Minha filha, Ele disse, Você não sabe,Que sem amor o seu serviço não é nada?Eu queria servir, apenas servir o meu Mestre,Oh, era o que eu mais ansiava!Por isso eu implorava sempre,E em oração a Ele eu buscava,Mas longe de todo o movimento,Ali naquele solitário deserto,Vi a verdade, claramente,E o meu erro me foi descoberto.Eu pensava tanto em servi-Lo, apenas em servi-Lo,Que me distanciei da doce comunhão,Me afastei de Deus, mas Ele queria,Aquela união de coração com coração!Busquei perdão e o encontrei,E chorei por causar-Lhe esta dor.E apesar do Seu trabalho ainda ser precioso,Para Ele guardo o primeiro amor!
Deus não vai aceitar o segundo lugar, nem mesmo em relação ao Seu serviço! "Não terás outros deuses diante de Mim; não te encurvarás a eles nem os servirás: porque Eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus ciumento" (Êxo.20:3,5). Provavelmente o maior erro dos Cristãos sinceros é fazer um deus do serviço de Deus. Ficam todos ocupados, fazendo barulho, "batendo no ar", e têm tão pouco de Deus! (Veja 1Coríntios 9:26.) Nós cantávamos esta cançãozinha: "Descanse e deixe que Deus cuidará, Descanse e deixe Ele fazer. Seu Espírito, a noite em dia fará; descanse que Deus cuidará." É muito mais fácil você simplesmente deixar Deus fazer as coisas! E você mostra que está deixando tudo nas mãos d`Ele quando fica em silêncio diante do Senhor! Você mostra que tem fé, quando pára e espera Deus agir! "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (Salmos 46:10). "Procurem viver quietos" (1Tessalonicenses 4:11). "No sossego e na confiança estará a vossa força" (Isaías 30:15). "Cale-se diante d'Ele toda a Terra" (Habacuque 2:20; Zacarias 2:13). Até houve silêncio no Céu numa certa ocasião! (Veja Apocalipse 8:1)
Eu costumava deixar alguns dos meus familiares furiosos, quando ficavam todos apressados para fazer algo, e eu os fazia sentar e escutar o Senhor por algumas horas! Depois, eles descobriam que Deus geralmente já tinha resolvido a situação.
Aos quarenta anos de idade, quando Moisés ainda era um homem novo e esperto e realmente achava que sabia o que fazer, acabou trocando os pés pelas mãos e teve que fugir para salvar sua vida. Levou 40 anos para Deus o endireitar e mostrar que ele tinha que depender d'Ele! (Veja Êxodo 2:11-15.)
A pressa é sinal de que você receia chegar atrasado, o que significa que você tem medo, o que por sua vez significa que você não tem fé! Se você está atrasado, tenha calma! Confie no Senhor! Uma razão por que nos apressamos quando estamos atrasados, é porque, em primeiro lugar, provavelmente foi nossa culpa e não queremos ter que sofrer as consequências! Isso é orgulho! Não queremos que as pessoas saibam que estávamos na verdade atrasados!
Outra razão porque nos apressamos é porque não estamos confiando no Senhor! Temos receio de perder algo se não chegarmos lá. Não confiamos que Deus pode parar o mundo inteiro, ou parar o Sol, como Josué Lhe pediu para fazer. (Veja Josué 10:12-15.) Nunca me esquecerei de quando estava correndo para pegar o trem e o Senhor me avisou que se eu continuasse naquela tensão e esforço físico, ia me matar. Então eu deixei por conta do Senhor parar o trem, relaxei, e fui com calma! E depois de embarcar, fiquei lá sentado por 40 minutos, sem saber por que é que o trem, sempre tão pontual, ainda não tinha saído da estação. Finalmente perguntei ao Senhor, e Ele disse: "Você Me pediu para parar o trem, mas ainda não Me disse que queria ir!"
"Quanto mais me apresso, mais atrasado fico!" Simplesmente relaxe, vá devagar, não se apresse, não seja precipitado, e, se for necessário, o Senhor fará tudo ir mais devagar para você! Não adianta se matar!
Veja todos os exemplos de paciência na Bíblia: Jó, Moisés e Davi! Davi passou 24 anos trabalhando para o rei Saul que vivia fazendo asneiras, e o Senhor lhe ensinou muito observando o rei! Saul ficou todo nervoso e tentou fazer as coisas na sua própria força, mas descobriu que não era forte o suficiente! Davi aprendeu que se deve deixar Deus fazer tudo, e esperar por Ele!
Algumas pessoas me lembram o Rei Saul! Elas perguntam algo ao Senhor e se não recebem logo uma resposta, simplesmente vão em frente e fazem o melhor que podem! Vejam o que aconteceu quando o profeta não apareceu e Saul foi em frente com a batalha, sem esperar pelo Senhor! Ele perdeu o Reino inteiro! (Veja I Samuel 13:7-14.)
Portanto, vá com calma! Pare!... Olhe!... Escute!... Espere pelo Senhor! Principalmente se você não sabe o que fazer e o Senhor ainda não lhe disse nada! De onde veio João Batista? Da grande cidade de Jerusalém? Foi lá que ele foi educado e recebeu a unção e o seu grande poder? Não! Ele veio do deserto, do mato, do sertão! - Onde podia ficar afastado da multidão e ouvir a voz de Deus! E quando ele saiu de lá, realmente tinha algo a dizer! (Veja Lucas 3:1-21.)
Jesus passou 30 anos da sua vida Se preparando e só pouco mais de três anos em Seu trabalho junto ao povo! Nós somos tão apressados! João escreveu o Evangelho de João, e deve ter passado algum tempo com o Senhor para fazer isso! Mas a sua obra-prima - o Livro do Apocalipse - foi escrita pelo Senhor, quando ele estava exilado numa ilha. A sua maior obra foi apenas o resultado de deixar Deus guiar a toda a situação, mostrar tudo e fazer tudo! Vamos mais devagar! Pare!... Olhe!... Escute!... Ou você será atropelado!
O mundo está sempre com pressa! Essa é a estratégia do Diabo: acelerar o mundo, fazer tudo andar mais rápido! Deus criou a Terra há 6.000 anos e a sua velocidade quase não variou desde então! Deus nunca ficou com pressa. A Terra ainda gira todos os dias à mesma velocidade. Deus não acelerou a velocidade das estações ou dos anos. O Homem é quem está acelerando as coisas, e está destinado à destruição! Vá mais devagar, relaxe! Mas, principalmente: Pare! Olhe! Escute! E espere! Você vê sinais como este em lugares perigosos, como em cruzamentos em linhas de trem, em ruas, em lugares com probabilidade de desastre, quando há uma alteração na sua rotina, nas coisas que você faz, no seu caminho, na sua estrada! Se não fosse assim, você poderia acabar no trilho e ser atingido por um trem expresso!
Mas você diz: "Eu não tenho tempo para parar, olhar e escutar!" Se você não tem, talvez nunca chegue onde quer chegar! Antes tarde do que nunca! Qual é mais fácil: tentar chegar antes do trem, tentar atravessar o trem, pular por cima dele, ou simplesmente parar, vê-lo passar e esperar alguns minutos? Ele vai passar logo e você poderá seguir tranquilamente o seu caminho. Tentar forçar a situação e abrir caminho à força não vai funcionar! Não vale a pena ficar correndo de um lado para o outro, todo preocupado e irritado, tentando chegar a algum lugar para fazer algo, quando você deveria estar esperando que o Senhor lhe mostre com certeza o que Ele quer que você faça e onde quer que esteja!
O Senhor está tentando ensiná-lo a tomar decisões. A primeira coisa que devemos fazer para tomar uma decisão é não começar a conversar; o primeiro passo é perguntar ao Senhor o que fazer! Deus gosta que você demonstre um pouco de respeito por Ele. Oração não é só se ajoelhar e dizer o que você quer, mas é, acima de tudo deixar Deus dizer o que Ele tem a dizer, e esperar tranquilo e confiante até Ele responder!
Você tem que estar não só em oração mas tem que estar no Espírito. E se estiver, Ele dirá a cada um o que fazer. Você tem que perceber que sozinho não vai conseguir fazer nada, e deve orar fervorosamente para Deus mostrar o que fazer, você deve parar tudo e escutar! Ficar em silêncio diante do Senhor mostra que você tem fé de que Ele vai Se encarregar da situação, que Ele vai cuidar de tudo! Tome tempo para ouvir a Deus e Ele tomará tempo para resolver o problema. O seu trabalho febril não vale nada, o seu serviço não vale nada, se você não der ao Rei a sua atenção, o seu amor, o seu tempo, se não conviver com Ele.
Lembre-se que pressa é falta de fé, e é proveniente do Diabo! Se você está apressado e correndo por aí, preocupado e impaciente, nunca poderá concentrar toda a sua atenção - seus olhos, seus ouvidos, sua mente e seu coração - no Senhor para saber qual é a solução para o problema, para descobrir a resposta para a pergunta e ver qual a melhor decisão a tomar! Mas quando você tiver aprendido a parar, olhar e escutar e esperar em comunhão com Ele, e a receber a Sua solução, então terá aprendido a tomar decisões! Você terá aprendido a orar e a seguir verdadeiramente a Deus. "Ele dá o melhor aos que deixam que Ele faça a escolha!"
Se você ainda não fez isso, porque não toma um tempinho agora para parar, olhar e escutar a Jesus, que está batendo na porta do seu coração? Simplesmente abra a sua vida para Ele agora mesmo, fazendo esta simples oração:
Querido Jesus, por favor me ajude a ir mais devagar e tomar tempo para ouvir o que Você tem a dizer, para que Você oriente a minha vida. Eu preciso de Você e Lhe peço que me ajude e me perdoe. Por favor, entre no meu coração e me dê a Vida Eterna de presente e me encha com o Seu Espírito Santo, para que eu possa falar aos outros do Seu maravilhoso Amor. Oro em Seu Nome, amém.

Nenhum comentário:

Presidente

Presidente
Pr. D. Barbosa