segunda-feira, agosto 18, 2008

O Poder da Oração

O Senhor deixa muito por nossa conta, por conta do nosso interesse e oração. Se você só pedir de meio coração, só receberá meia resposta. Se você pedir de todo coração, receberá uma resposta forte e completa. Se você estabelece uma conexão forte, então a oração refletirá com força. Tal como um raio de luz que incide num espelho, a oração será refletida ou respondida com a mesma intensidade com que foi emitida! Ela voltará com o mesmo poder com que partiu.
O Senhor deixa muito por nossa conta. Se nós nos mexermos, então Deus se mexerá! Muita coisa realmente depende de nós, da nossa fé, das nossas orações e do que nós queremos que seja feito. Muitas pessoas têm uma atitude meio preguiçosa e pensam que o Senhor fará tudo, não importa o que aconteça. Mas a verdade é que muito depende de nós.
Ele quer que demonstremos o nosso interesse e que oremos, que sejamos específicos. Se você realmente acredita, cada oração é ouvida e atendida. Mas, se você não ora, não vai ser feito! Muito depende de você. Você tem que visualizar as pessoas por quem está orando e orar especificamente por elas, pensando nelas, e pedir ao Senhor que faça isto ou aquilo por elas, e é "dito e feito". Na verdade, Ele responde muitas vezes mesmo antes de você chamar, porque sabe que você vai chamá-Lo.
A mesma intensidade com que você ora e quer realmente uma coisa é refletida na resposta. Tudo depende de suas orações. Como um raio de luz que bate no satélite, a sua oração é refletida conforme a intensidade do raio emitido. A força da corrente que você gera controla a corrente refletida e a corrente recebida. As pessoas recebem a mesma corrente que você emite. Elas não receberão mais do que você enviar.
(Pergunta: Mas, e se alguém ora por uma pessoa somente uma vez em sua vida?) A oração num certo sentido é como ligar uma chave ou interruptor: exige um certo esforço, mas uma vez que a chave é ligada, a corrente está ligada. Talvez leve anos para receber a resposta, mas ela acabará por vir, como ondas de rádio que fazem ricochete num planeta distante, elas voltarão, mas leva algum tempo.
(Pergunta: Por que certas respostas demoram mais?) Quando a NASA quer enviar um equipe de astronautas à Lua, por que escolhe um certo dia para o lançamento? Porque se levar, digamos, três dias para chegar lá, a Lua vai ter que estar no ponto em que se encontra mais próxima da Terra em três dias, para que ao saírem de lá ainda estejam a uma distância que dê para voltarem à Terra.
Uma viagem à Lua depende tanto da posição da Terra como da posição da Lua no dia em que querem fazer a viagem. Então, até certo ponto os astros controlam o tempo e nos controlam. (David ora:) Ajude a ser simples, Senhor, (e imediatamente vê uma ilustração:) A sinuca (snooker) é o esporte mais científico que existe, e tem a ver com o ricochetear de bolas. É a coisa mais incrível ver um bom jogador jogar! O modo como o taco bate na bola pode até dar um efeito para ela fazer uma curva.
Ele controla a força com que bate na bola, a direção, a velocidade e a maneira como a bola vai; o efeito e tudo que acontece depois é um reflexo da maneira como ele deu a tacada. Ele pode fazer a bola bater na tabela e ricochetear para bater noutra bola, que por sua vez sairá em outra direção para bater numa terceira bola que irá entrar na caçapa!
Ele controla a direção e a velocidade original e, se a tacada for perfeita, a tabela e as outras bolas refletirão a bola impelindo-a com uma forcinha extra. Muito depende da distância. Aquela distância em espaço está ligada ao tempo. O espaço, num certo sentido, regula o tempo. Deus regulou a localização das estrelas e planetas, do Sol e da Lua.
Deus é Quem deu a tacada inicial e tudo está na posição que Ele designou que estivesse. Com a Sua tacada inicial Ele dispôs tudo, criando os planetas, etc., estabelecendo as regras do jogo e a posição de todas as bolas, e temos que nos sujeitar às regras dEle e à posição em que Ele colocou todas as bolas.
Ele dispôs tudo com a Sua criação, como os planetas, o Sol, as estrelas, etc., e eles se movem conforme as Suas leis. Ou seja, Ele estabelece as regras e o padrão original, mas depois nós podemos fazer algo com o que Ele dispôs. A posição original de todas estas coisas é o fator decisivo no resultado.
Mas o modo como nós damos a tacada é como as nossas orações. A força, o ângulo, o efeito que damos - o modo como damos a tacada é como a maneira que expressamos ou proferimos uma oração, ou o modo como pedimos a Deus para responder. Pode ser uma oração muito enérgica na direção certa, mas como queremos que Deus responda? A posição dos planetas ou estrelas que refletem essas orações são como as diversas pessoas e circunstâncias envolvidas e as distâncias e posições de todos os fatores. Como as bolas de sinuca, todos têm algo a ver com o tempo que leva para obter o resultado desejado.
Por que algumas orações demoram tanto para serem respondidas? Podemos dar mais uma vez a ilustração da mesa de sinuca: as bolas estão numeradas, e o jogador tem que acertar a bola com um certo número na seqüência correta no momento certo do jogo.
Mas você não pode bater naquela bola antes de chegar a vez dela. E, é claro, Aquele que criou o jogo, numerou as bolas! E não é você quem decide onde aquela bola estará quando chegar o momento de acertar nela. Tudo isso depende da maneira como as bolas ficaram dispostas depois da tacada inicial. Você tem que esperar até que a sua bola e aquela bola estejam na posição certa em relação à caçapa, para dar a tacada certa e levar a bola para onde você quer que ela vá.
De certa forma é como se Deus fosse o jogador principal e foi Ele quem deu a tacada inicial que espalhou as bolas. E no decorrer do jogo Ele também joga e muda constantemente a posição das bolas com as Suas tacadas. A única diferença é que Deus não está querendo ganhar de você. Na verdade Ele procura ajudá-lo a ganhar se você estiver do lado dEle, como quando se joga em duplas. O seu parceiro é Deus, e o parceiro do seu adversário é o Diabo! As jogadas de Deus são feitas para facilitar o jogo para você.
Como acontece quando se joga em duplas, Deus, o seu parceiro, procura "armar" o jogo para você. É claro que por melhor que Deus arme o jogo, se você não jogar bem não adiantará nada.
E por melhor que tenha sido a sua tacada, a pessoa precisa estar numa certa posição para você acertar em cheio. Você pode estar dando tacadas pra valer, talvez até esteja acertando "na mosca", mas se o objeto das suas orações não se encontrar no ângulo em que elas serão refletidas, as suas orações não vão chegar até ele.
Muito também depende dele, do receptor das suas orações, para poder receber os benefícios delas. Você precisa estar na posição certa e ele precisa estar na posição correta. O Espírito Santo é como o poder da oração, que fornece a corrente. A força pode estar ligada, mas se o seu transmissor estiver defeituoso não transmitirá certo: se houver pecado, ou se você não estiver sintonizado corretamente, ou se estiver no canal errado, não funcionará.
Usemos agora o rádio como exemplo; digamos que você quer enviar uma mensagem de rádio para alguém que está do outro lado do mundo. Para começar, o transmissor não terá nenhuma energia a menos que esteja ligado à corrente, o Espírito Santo, a Energia de Deus, a corrente elétrica, o cabo principal.
O seu transmissor tem que estar em boas condições. Se estiver com defeito, se não estiver perfeitamente sintonizado ou se estiver no canal errado, não transmitirá como deveria e a mensagem não será nítida.
Se você, porém, estiver sintonizado, o Espírito Santo dirige. Se o seu aparelho for automático e o Espírito Santo estiver totalmente no controle, então ficará automaticamente sintonizado com perfeição - força, freqüência, direção, tudo - pelo próprio computador do Senhor, e não tem como errar! Mas se você ficou brincando com os botões e a sintonia, pode estragar tudo por querer fazer as coisas à sua maneira.
Além disso, o Senhor tem que ter o satélite da Sua Vontade na posição exatamente certa para passar para o receptor, e o receptor tem que estar na posição certa para receber. O satélite está numa órbita fixa que não se pode mudar, como o plano global de Deus que é fixo. Você precisa atirar dentro dessa órbita fixa. Então, conforme a sua oração e o receptor da sua oração, e se as condições estiverem certas e você mirar corretamente na direção em que Deus já enviou o satélite da Sua Vontade, pode acertar em cheio no alvo! Tem que estar em conformidade com a direção geral estabelecida por Deus se você quer que funcione.
Portanto, há muitos fatores que afetam todo o processo da oração. Essa é uma das razões por que, claro, nem sempre recebemos a resposta imediatamente. O problema talvez esteja com você, ou talvez não seja a hora determinada por Deus, porque o Seu satélite ainda não está na posição certa, ou o problema pode estar do outro lado.
(Pergunta: E essas pessoas que oram pela mesma coisa durante anos, será que isso é necessário?)
Acho que a oração original basta, só que você pode continuar a orar para lembrar o Senhor que o seu aparelho está ligado e você está, digamos, monitorizando para ver se Deus ainda está na linha, ou para ver se Ele entrou em contato com a pessoa. Ou você poderá ficar enviando constantemente sinais na esperança de que o receptor sintonize e receba.
Portanto, a oração depende de três fatores principais: a sua posição, a posição de Deus e a posição da outra pessoa por quem você está orando. Ou seja, depende da bola branca, da outra bola que você está querendo acertar e da caçapa - da posição das três. Você não controla isso totalmente, a pessoa não o controla completamente, e Deus limitou-Se especificamente a não controlar totalmente o resultado, mas a permitir que dependa da sua posição e da posição da outra pessoa.
A posição do satélite de Deus está fixa, mas como ele será usado depende de você e da outra pessoa. Em outras palavras, os planos gerais de Deus já foram estabelecidos por Ele, mas como você se enquadra nesse plano depende da sua posição e da posição da outra pessoa.
Então, Deus deixou muito por nossa conta e muito por conta da outra pessoa. Ele sempre cumpre a Sua parte, a Sua órbita está fixa e o Seu satélite estará sempre no devido lugar. Portanto, a única coisa que alterará a situação será a nossa posição e a posição da outra pessoa.
É como uma equação matemática: quanto mais complicado for o problema, e quanto mais fatores tiver, mais difícil será a solução. Quanto maior for a operação e quanto mais parcelas houver, mais difícil é chegar à solução. Mas para uma continha simples como dois mais dois, é fácil obter a simples solução, que é igual a quatro, porque não envolve muita coisa. Quando é assim, é fácil se obter a solução.
Você precisa esperar até que seja a hora determinada por Deus. Mas se você esperar pela hora determinada por Deus e se você der a tacada correta na hora certa, receberá a resposta certa!
Querido Jesus, eu acredito que Você é o Filho de Deus, e que morreu por mim. Por favor perdoe todos os meus pecados. Abro a porta e O convido a entrar no meu coração e Lhe peço que me dê a Vida Eterna de presente. Ajude-me a ler a Sua Palavra e a viver para Você. Ajude-me a falar aos outros sobre Você para que outros também Te conheçam. Amém.

Nenhum comentário:

Presidente

Presidente
Pr. D. Barbosa