segunda-feira, agosto 18, 2008

Mude o Mundo

Esta manhã ouvi num programa de rádio uma história encorajadora que o encarregado do setor religioso da emissora contou. Foi muito interessante e acho que nunca vou esquecê-la, porque lembra muito o que fazemos diariamente no nosso serviço para o Senhor.
Ele contou a história de um jovem de 20 anos que estava fazendo excursionismo pela província de Provence (pronuncia-se prrô-vance) no sul da França, em 1913. Quando fazem excursionismo geralmente as pessoas levam uma mochila, saco de dormir, etc., e percorrem regiões remotas onde não há muita gente. Viajam principalmente por estradas secundárias ou trilhas, e dormem em acampamentos simples, pousadas ou fazendas.
Provence era uma zona bem rural na época, e também bastante árida e despovoada. Tinha pouquíssimas árvores, devido a um desmatamento e agricultura intensivos.
Para se ter uma boa produção agrícola, tem que haver árvores que protejam o solo. Elas conservam a umidade do solo e o protegem do sol, impedindo que fique seco. Elas também mantém o solo firme, evitando assim a erosão. Nas regiões onde não existem árvores, a chuva muitas vezes arrasta o solo, causando inundações e a terra logo se torna estéril como a famosa "Dust Bowl", no sudoeste dos EUA, uma região que, durante a grande Depressão da década de 1930, sofreu secas prolongadas com tempestades de poeira.
Mas essa província no sul da França tinha sido quase que totalmente despojada de árvores por causa do excesso de agricultura, e o solo tinha sofrido erosão pelas chuvas, por não ter árvores para o reterem no lugar. Toda a região tinha se tornado estéril e árida, e já não estava mais sendo muito cultivada. Até mesmo os animais selvagens tinham fugido, porque eles também precisam de lugares seguros onde viver, que tenham pelo menos vegetação rasteira e, sem árvores, isso é inexistente. Os animais selvagens também precisam se alimentar, e sem árvores não há como preservar os alimentos que precisam. Eles também precisam de água, mas onde o solo foi despojado de árvores e não retém a água, há muito poucos riachos de onde possam beber água.
Então esse jovem estava fazendo uma caminhada por essa região despovoada e árida onde, devido às condições da mesma, havia agora pouquíssima terra cultivada. As cidadezinhas eram antigas, sem conversação, caindo aos pedaços e abandonadas, e a maioria dos habitantes tinha abandonado o campo.
Ele parou uma noite na casinha humilde de um velho pastor, que, embora de cabelos grisalhos e com uns cinquenta e poucos anos, ainda era muito forte e robusto. A casa era pequena, limpa e mobiliada com simplicidade. O jovem passou a noite lá desfrutando da amabilidade e hospitalidade do pastor, e acabou ficando vários dias. Ele observou, curioso, que o pastor antes de dormir passava algumas horas separando castanhas, nozes, etc., à luz do seu lampião. Ele trabalhava com muito cuidado e seriedade separando-as, classificava-as e punha de lado as que achava que não eram boas. Quando ele finalmente acabava o trabalho daquela noite, guardava as boas numa mochila.
No dia seguinte, quando levava suas ovelhas para pastar, ele plantava essas nozes e castanhas pelo caminho. Enquanto as ovelhas pastavam num determinado lugar, ele pegava o seu cajado e com um olho nas ovelhas e outro no que estava fazendo, andava longas distâncias em linha reta; dava vários passos e enfiava a ponta do cajado firmemente na terra, fazendo um buraco de alguns centímetros de profundidade. Aí jogava uma das suas nozes e, com o pé, cobria o buraco com terra. Depois dava mais alguns passos, enfiava o cajado na terra seca e plantava outra noz. Ele passava o dia inteiro percorrendo vários quilômetros em toda a região de Provence enquanto suas ovelhas pastavam, cobrindo cada dia uma área diferente, plantando bolotas, avelãs, castanhas e vários outros tipos de nozes, numa região onde havia pouquíssimas árvores.
Ao observar aquilo, o jovem não entendeu e quis saber por que o pastor estaria fazendo isso. Finalmente ele perguntou: - O que é que o senhor está fazendo?
E o pastor respondeu: - Meu jovem, eu estou plantando árvores.
O jovem visitante perguntou: - Mas por quê? Vai levar muitos anos para essas árvores lhe serem úteis! Você talvez nem esteja mais vivo quando elas crescerem!
O pastor respondeu: - É verdade, mas um dia elas serão úteis a alguém e vão ajudar a restaurar esta terra seca. Pode ser que eu não chegue a ver isso, mas talvez os meus filhos vejam.
O jovem ficou maravilhado com a visão para o futuro e o altruísmo desse pastor, que estava disposto a preparar a terra para gerações futuras, embora ele talvez nunca chegasse a ver os resultados ou a colher os benefícios! Ele estava plantando sementes de árvores que iam crescer e proteger a terra para as futuras gerações.
Vinte anos depois, quando já tinha uns quarenta anos, o viajante da nossa história visitou novamente essa região e ficou admiradíssimo com o que viu: um grande vale completamente coberto por uma linda floresta, com mil e um tipos de árvores! Eram árvores jovens, claro, com apenas uns sete metros de altura, mas ainda assim eram árvores.
O vale estava cheio de vida! A vegetação estava muito mais verde, a região voltou a ter arbustos e vida animal, o solo voltou a ter umidade, e os fazendeiros voltaram a cultivar a terra. Em comparação com o deserto despovoado que era 20 anos antes, quando a visitou pela primeira vez, parecia que toda a região tinha ressuscitado.
Ele pensou no velho pastor e onde ele estaria agora, e para sua surpresa descobriu que ainda estava vivo! Para um jovem de uns 20 anos, uma pessoa de 50 anos parece bem velha, quase às portas da morte, mas o velho pastor tinha agora uns 75 anos mais ou menos, ainda estava vivo, cheio de saúde e vigor, e ainda morava na sua casinha, onde separava nozes todas as noites. Ele contou ao viajante da nossa história que representantes do Parlamento francês tinham ido de Paris recentemente para ver essa nova floresta, que para eles parecia uma floresta nativa milagrosa. Eles descobriram que esse pastor a tinha plantado sozinho ao longo dos anos; que dia após dia, enquanto cuidava das suas ovelhas, plantara diligentemente as suas bolotas, avelãs, castanhas, etc. E como resultado, o vale inteiro, assim como toda essa região da província, estava coberta com lindas árvores e vegetação! Esses representantes ficaram tão impressionados e agradecidos, que voltaram ao Parlamento, à Câmara dos Deputados em Paris, e decidiram dar-lhe uma pensão por ter restaurado toda essa região sozinho!
O visitante disse que ficou maravilhado com a mudança, não apenas com as lindas árvores, a agricultura do lugar e a vida animal que tinha voltado, mas também com a linda relva e vegetação verdejantes. As pequenas fazendas prosperavam e as cidadezinhas pareciam ter recobrado vida! Os habitantes da região tinham reformado suas casas e pintado-as como se tivessem esperança renovada para o futuro. Que contraste do que ele viu vinte anos antes, quando visitara aquela região, e as cidadezinhas estavam abandonadas e em ruínas.
Agora, porém, era uma região próspera, tudo por causa da visão de um homem, da perseverança de um homem, da paciência de um homem, do sacrifício de um homem, da dedicação de um homem em fazer apenas o que um homem podia fazer, dia após dia, todos os dias, durante vários anos. O viajante da nossa história depois ficou sabendo que quando tinha vinte anos e visitou esse pastor, ele já plantava pacientemente essas árvores há vários anos. Agora, vinte anos depois, as árvores estavam ficando grandes, com sete metros de altura! Um homem sozinho fez o reflorestamento dessa região inteira, reavivando-a e embelezando-a, restaurando a economia, a vida animal, a agricultura, a água, o solo e até mesmo a população, que aumentou devido às novas árvores.
Portanto, se você às vezes fica desanimado com o jeito que o mundo está, não desista! Nós aprendemos que grandes impérios e governos, exércitos e guerras mudam o curso da História da Terra, por isso às vezes nos desanimamos e pensamos: "Quem sou eu? O que é que eu posso fazer? Tudo parece impossível e sem esperança! Parece que não há nada que se possa fazer para melhorar as coisas, então de que adianta tentar? De que adianta fazer alguma coisa? E nos sentimos tentados a simplesmente desistir e deixar que o mundo vá para o Inferno, pois às vezes parece que é o que merece!
Mas, como foi provado por esse humilde pastor num período de alguns anos, um homem pode mudar o mundo! Pode ser que você não consiga mudar o mundo inteiro, mas pode mudar a sua parte do mundo. Esse pastor sozinho, através do seu trabalho árduo, dedicação e perseverança, dia após dia, ano após ano, mudou totalmente uma região inteira do Sul da França e a fez reviver!
Isso me faz lembrar do que alguém disse a mim e à minha esposa quando fomos para outro país há alguns anos. Uma senhora de meia idade e o seu marido ouviram falar da nossa fé e desejo de compartilhar o Amor de Deus e ajudar as pessoas do país onde estávamos, que era ultraconservador com uma cultura de centenas de anos, profundamente arraigada e aparentemente inalterável.
Ela nos perguntou um dia: "Vocês não acham que é uma tolice tentar mudar essas pessoas? Elas são assim há centenas de anos! Vocês nunca vão conseguir mudar esta cidade, não podem mudar este país, é impossível! Eles nunca vão mudar! Vocês estão tentando fazer o impossível! Este povo é tão reservado e conservador, e a sua cultura está tão enraizada, que nunca mudará! Vocês não podem mudá-lo, e é tolice até tentar!"
Eu respondi:
- Bem, pode ser que não consigamos mudar o país inteiro, talvez não consigamos mudar nem esta cidade, e certamente não conseguiremos mudar todas as pessoas. Mas sei uma coisa: estamos mudando algumas, uma a uma, dia após dia. Dia após dia, temos plantado sementes da Verdade, a Palavra de Deus e o Seu Amor, nos seus corações, e algumas certamente vão brotar e se transformar numa nova vida! E quem sabe? Talvez um dia haja uma "floresta" inteiramente nova, com novas vidas, que irão mudar esta cidade! Talvez não estejamos mais aqui, nem vivos para ver, talvez nem aproveitemos ou desfrutemos isso, mas talvez os nossos filhos sim, ou os nossos netos, ou a cidade deles, ou o país deles! Talvez só parte de uma província se beneficíe disso. Talvez não tenhamos mudado a cidade inteira nem o país inteiro, muito menos o mundo todo, mas teremos mudado parte dele!
Meus queridos amigos, se vocês tiverem mudado uma vida, mudaram parte do mundo, e provaram que há esperança de que todo ele pode ser mudado! Se uma vida pode ser mudada, isso mostra que é possível que mais vidas sejam mudadas, que muitas vidas podem ser mudadas, que pode-se recuperar regiões inteiras e que o mundo pode ser mudado, começando com uma só pessoa, talvez você!
Desde que vim para cá com a minha esposa há uns anos, mudamos muitas vidas! Muitas vezes foi um processo lento, difícil e delicado, com poucos resultados por todo o nosso trabalho árduo, mas estamos transformando essas vidas com as muitas sementes que plantamos. Você pode dizer: "Mas você não está mudando o mundo!" Bem, quando chegamos aqui éramos só dois, mas estamos começando a mudar a nossa parte do mundo! E agora centenas de pessoas que se voltaram para Cristo, também estão evangelizando, também estão plantando sementes que vão se tornar mais novas "árvores"! Todo o mundo está falando de nós, e do que estamos fazendo, do nosso trabalho, das nossas convicções, do que ensinamos e das nossas práticas!
Então, o que uma ou duas pessoas podem fazer? O que um casal que veio para este campo de missão aparentemente difícil, indiferente e frio pode fazer, um campo preso a uma cultura e costumes rígidos e com uma religião inflexível que há centenas de anos se opõem a qualquer mudança? Parecia uma situação impossível! Bem, nós começamos plantando a semente da Verdade da Palavra de Deus, o Evangelho e o Amor de Cristo nos corações daqueles à nossa volta, e já mudamos centenas de pessoas, que agora estão ajudando outros, de modo que o nosso trabalho de mudar vidas está indo de vento em popa! Não tentamos mudar todo o mundo de uma só vez, não poderíamos! Mas simplesmente trabalhamos devagarinho, pacientemente, de coração em coração, de vida em vida, de buraquinho em buraquinho, de semente em semente, com paciência, ternura, gentileza, amor, dia após dia, vida após vida, ano após ano.
E agora todos estão começando a ver os resultados, falando sobre isso e estão mudando! Um médico proeminente que era um pouco cético quanto aos nossos esforços de mudar as pessoas espiritualmente, admitiu que estamos tendo uma grande influência e impacto na cidade. Ele admitiu: "Nós precisávamos de vocês aqui; a nossa cidade está precisando dessa influência espiritual há muito tempo. Somos ricos, temos dinheiro, temos tudo para estarmos agradecidos. Mas não temos tido a influência espiritual tão necessária que vocês trouxeram para cá." Nós influenciamos esta cidade! Nem todos receberam Jesus, nem todos nasceram de novo, mas testemunhamos para quase todos, e quase todos ouviram o testemunho e a mensagem do Amor de Deus!
Muitos vieram e experimentaram o amor e a verdade que estamos dando, pouco a pouco, dia a dia, de pessoa em pessoa, de coração em coração, buraquinho em buraquinho, de semente em semente. Agora toda uma nova floresta de árvores está começando a crescer e ficar aparente, evidente e manifesta, de modo que as pessoas estão começando a falar sobre o assunto e a se maravilharem!
Então você diz que não pode mudar o mundo? É tarde demais, está ruim demais, é grande demais, e é simplesmente difícil demais? Bem, por que você não tenta mudar a sua parte do mundo? Porque você não começa com o seu coração, a sua mente, o seu espírito, a sua vida? Se você mudar nem que seja a sua vida, terá mudado todo um universo, o universo do seu corpo, a esfera em que você vive. O lugar e o ambiente ao seu redor mudarão, se você mudar a si mesmo com o Amor divino!
Não mude apenas a sua própria vida, mas a vida da sua família, do seu lar! Assim você terá um novo lar, uma nova família, com novas vidas, novas mentes, novos corações e novos espíritos, cheios com a Verdade, o Amor e a vida de Deus, assim como com a Palavra de Deus. Dessa forma, um lar inteiro terá sido mudado, e isso é um mundo, o seu mundo! Mude o mundo em que você vive, a sua vida, o seu lar, a sua família e você terá mudado o mundo, o seu mundo!
Depois disso, a sua familiazinha poderá começar a mudar os vizinhos, os seus amigos, colegas de trabalho ou da escola, comerciantes, visitas, as pessoas com quem entram em contato dia a dia, exatamente como nós fazemos. Você pode sair de dia ou de noite, fazer um esforço especial e estender as mãos aos corações solitários, famintos e carentes que buscam amor, verdade, que nem sabem bem o que estão buscando mas que na realidade procuram felicidade, querem desesperadamente satisfazer o seu anelo, a sua ânsia, os seus corações vazios, áridos e solitários por falta da água da Palavra e do terno Amor de Deus.
Você pode começar de maneira individual, pessoalmente, só você e sua familiazinha, apenas plantando sementes, uma a uma, de coração em coração, dia após dia, ou noite após noite, talvez distribuindo textos baseados no Evangelho onde quer que vá. Dia após dia você pode plantar constante, fiel, diligente e pacientemente uma semente de cada vez, de buraco em buraco, plantando as sementinhas da verdade da Palavra de Deus no vazio de um coração, e cobrir com o calor e carinho do Amor de Deus, confiando que o Seu Espírito, o grande, amoroso e caloroso sol do Seu Amor, e a água da Sua Palavra vão realizar o milagre de fazer brotar uma nova vida!
A princípio talvez pareça apenas um brotinho, um rebentozinho insignificante. O que é isso em comparação com uma grande extensão de terra? O que é isso em comparação com a floresta que é necessária? Bem, é o começo. É o começo do milagre de uma nova vida, que vai crescer, se desenvolver e florescer, que vai se tornar grande e forte, uma árvore inteiramente nova, uma vida inteiramente nova e talvez um mundo inteiramente novo! Então por que não tentar?
Você diz que não pode mudar o mundo, mas por que não experimenta? Por que não experimenta mudar a sua parte do mundo, mudar o seu mundo, o mundo da sua vida - a sua família, o seu lar, os seus vizinhos, a sua cidade - e veja o que pode acontecer!
Nós não vamos mudar o mundo, nós já estamos mudando o mundo, onde quer que falemos aos outros sobre o Amor de Deus. Nós estamos mudando cada mundinho em que vivemos, o mundo das nossas vidas, o mundo das nossas famílias e o mundo dos nossos lares. E em todas as partes do mundo existem pessoas que acreditam como nós, que estão constantemente plantando, continuamente, dia após dia, de coração em coração, de vida em vida, novas sementes, aonde quer que vão. Eu acredito que, com um pouco mais de tempo e oportunidade para crescer, vamos ver uma floresta gigantesca de milhões de lindas árvores cristãs novinhas em folha, firmes, crescendo exuberantemente e brotando por todo o mundo! Essa nova "floresta" de cristãos vai dar nova vida às terras, salvar o mundo, protegê-lo, remi-lo, salvar o solo, reter a água e restaurar completamente as áreas onde estão. Isso vai trazer nova vida, nova vida espiritual e uma nova economia próspera de milhares de florestas, com milhões de árvores, fazendo um mundo inteiramente novo onde quer que estejam!
Portanto, nunca digam: "De que adianta, eu não posso fazer nada, sou apenas uma pessoa! Quem sou eu?" Vou lhes dizer uma coisa, meus caros, podem começar hoje a mudar o mundo! Alguns de vocês já começaram! Alguns já mudaram grande parte do mundo, a sua própria vida, a sua família, o seu lar e as vidas, famílias e lares de outros à sua volta, a sua comunidade, a sua cidade, e os países onde estiveram, e plantaram as sementes de cidade em cidade, de município em município.
Como o famoso Johnny Appleseed na época dos pioneiros dos Estados Unidos, que costumava plantar sempre as sementes das maçãs que comia. Sempre que comia uma maçã, ele plantava as sementes. E dizem que por causa do trabalho de Johnny Appleseed, nasceram macieiras em toda a Nova Inglaterra que ainda hoje, muitos e muitos anos depois, ainda dão fruto!
Você não pode mudar o mundo? É claro que pode! Você o está mudando se estiver compartilhando a Palavra e o Amor de Deus com aqueles à sua volta. Você está mudando o mundo! E se for fiel, como o velho pastor que o governo recompensou pelos seus esforços, Deus recompensará você um dia destes, quando finalmente receber a sua recompensa! Ele dirá: "Bem está, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor!" (Mateus 25:21). Talvez você não tenha sido sempre bem sucedido, mas foi fiel. Você talvez não tenha sido sempre um manda-chuva ou alguém importante, mas foi um servo bom e fiel, você serviu a Deus e O serviu bem, foi dedicado e fez um bom trabalho.
Você fez o que tinha que fazer, dia após dia, buraquinho em buraquinho, coração em coração. Você plantou a semente, então inevitavelmente vai colher uma safra! Como Jesus disse no Evangelho de S. Mateus (capítulo 13:18-23), pode ser que nem todas cresçam. Pode ser que o inimigo roube algumas, e talvez algumas caiam em solo duro e pedregoso. Talvez algumas sementes não tenham muito espaço para criar raiz e murchem por causa de perseguição e provações, ao passo que outras talvez sejam sufocadas pelos interesses e riquezas deste mundo. Mas algumas cairão em boa terra, e darão uma boa colheita, umas produzindo trinta, outras sessenta e outras ainda cem vezes mais, para compensar por todas as perdas, de modo que você terá realmente mudado o mundo! Eu acredito nisso, meus caros! Nós não só podemos como estamos e temos mudado o mundo! Uma coisa sei: eu tenho mudado o mundo em que eu vivo! Você está mudando o seu? Que Deus abençoe você!
Ah, me esqueci de contar algo muito importante! Lembram-se que o jovem disse ao velho pastor:
- Mas você nunca chegará a ver essas árvores, nunca lhe serão úteis! Você provavelmente não viverá para ver se realizou algo bom ou ruim! Bem, no final o velho pastor viveu até os seus 89 anos e só morreu em 1947! De modo que viveu para ver a sua linda floresta completamente desenvolvida, transformando assim toda uma região! Ele viveu tempo suficiente para ver que tinha mudado o seu mundo, e Deus o abençoou permitindo-lhe ver a recompensa de todo o seu trabalho árduo. Ele viveu para ver o que Deus fez através dele! Faz-me lembrar o que Paulo escreveu no Novo Testamento: "Não vos canseis de fazer o bem," amados, "porque a seu tempo ceifareis, se não houverdes desfalecido." (Gálatas 6:9). Então, quem sabe? Talvez você viva para ver o mundo mudado. Mudado por você. Se não for durante a nossa vida, pelo menos no espírito, todos nós viveremos para ver o dia em que mudamos o mundo, glória a Deus!
Você está mudando o seu mundo hoje? Lembre-se que às vezes não é preciso muito para mudar a vida de alguém! Isso me faz lembrar de uma visita que a minha família fez à exposição da União Soviética na Feira Mundial de Montreal em 1967, quando a minha mãe tinha 80 anos. Entramos no pavilhão e de repente, por alguma razão, o diretor da exposição, um russo jovem, louro, alto, distinto, elegante, e boa-pinta imediatamente ofereceu uma cadeira de rodas à querida velhinha, minha mãe! Depois ele se ofereceu para acompanhá-la por toda a exposição e lhe explicar tudo. Eles ficaram bastante interessados um no outro e se envolveram numa grande conversa enquanto eu fiquei por ali olhando outras coisas que me interessavam.
Esse jovem russo e a minha mãe passaram cerca de duas horas numa conversa animada, enquanto ele lhe servia de cicerone e mostrava cada objeto. Mas, como descobri depois, eles conversaram sobre muitas outras coisas além daqueles objetos. No final da nossa visita, ele se despediu calorosamente, dizendo: "Por favor, voltem!" Ele foi muitíssimo cordial e amigável e parece ter ficado muito amigo da minha mãe naquele tempinho que conversaram.
Algumas semanas depois, recebemos uma carta dele que dizia: "A senhora mudou a minha vida! Eu recebi Cristo como a senhora sugeriu. A senhora mudou todo o meu modo de pensar, as minhas crenças, a senhora me mudou! Mas eu tenho uma esposa e três filhos e vivo numa sociedade comunista onde é contra a lei praticar o cristianismo, então o que é que eu faço agora?"
O conselho que minha mãe deu a esse jovem numa carta foi basicamente "Mude o mundo! Mude o mundo em que você vive! Comece agora! Seja fiel em transmitir a sua fé e contar o que lhe aconteceu, aí onde você está. Conte aos outros o que Deus fez por você, o que o Seu Amor e a Sua Verdade fizeram por você pessoalmente, e você pode começar a mudar a sua parte do mundo, até mesmo um mundo comunista!"
Então, você pode mudar o mundo! Comece hoje! Mude a sua própria vida, mude a sua família, mude o seu lar, mude os seus vizinhos, mude a sua cidade, mude o seu país! Mude o mundo!
Você já deixou o Senhor e o Seu Amor mudarem a sua vida? Ele pode mudá-la e mudará se você deixar. Você pode receber Jesus no seu coração agora mesmo se fizer sinceramente esta simples oração:
Querido Jesus, eu acredito que Você é o Filho de Deus e que morreu por mim. Peço-lhe que perdoe todos os meus pecados. Abro a porta da minha vida e convido Você a entrar no meu coração e peço que me dê a Vida Eterna. Por favor, entre Jesus, e me ajude a ler a Sua Palavra, a Bíblia, e a viver por Você. Por favor me ajude a falar aos outros sobre Você, para que eles também possam conhecê-Lo. Eu peço no nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Presidente

Presidente
Pr. D. Barbosa