segunda-feira, agosto 18, 2008

ÊXITO COM AS PESSOAS! Como obter cooperação !

Não é verdade que você tem mais motivação para se empenhar nas idéias que você mesmo apresenta do que nas que recebe de "mão beijada''? Se é assim, não acha que é um critério errado tentar forçar outros a aceitarem as suas opiniões? Será que não é mais aconselhável dar sugestões e deixar a outra pessoa chegar às conclusões?
Um senhor que trabalhou durante três anos no escritório de um famoso prefeito americano declarou que durante esse tempo nunca ouviu ele dar uma ordem direta a ninguém. Ele sempre dava sugestões, nunca ordens. Ele nunca dizia: "Faça isto" ou "Faça aquilo". Dizia: "Talvez fosse bom" ou "Você acha que daria certo?…" Depois de ditar uma carta, muitas vezes ele dizia: "O que você acha?" Ao examinar a carta de um de seus assessores, ele dizia: "Talvez fosse melhor dizer desta maneira." Ele sempre dava às pessoas a oportunidade de fazer as coisas por si mesmas. Ao invés de sempre dizer aos seus assessores como agir, ele deixava que tentassem resolver as coisas sozinhos e aprendessem com os seus erros.
Uma técnica assim faz com que seja fácil a pessoa corrigir seus erros, ajuda-a a salvar as aparências e estimula cooperação em vez de rebelião. A Bíblia diz: "O servo do Senhor não deve brigar, mas deve ser delicado com todos. Deve ser um mestre bom e paciente" (2 Timóteo 2:24).
Fazer perguntas não só faz com que seja mais fácil aceitar uma diretriz, mas muitas vezes também estimula a criatividade da pessoa a quem você faz pergunta. É mais provável que a pessoa aceite uma ordem se tiver participado da tomada de decisão que originou a mesma.
Um líder eficiente faz perguntas em vez de dar ordens: "Você não acha que deveríamos fazer isto e aquilo?" ou "Você gostaria de fazer isto e aquilo?" ou "O que você acha que devemos fazer a esse respeito?" Sempre dê uma opção e, se possível, deixe que a pessoa decida voluntariamente.
Adolph Seltz, de Filadélfia, um gerente de vendas numa revendedora de veículos e que participou de um dos meus cursos, viu-se um dia confrontado com a necessidade de injetar entusiasmo num grupo de vendedores desanimados e desorganizados. Ele convocou uma reunião de vendas e incentivou seu pessoal a dizer exatamente o que esperava dele. À medida que iam falando, ele escreveu as suas idéias no quadro negro. Depois disse: "Eu manifestarei todas essas qualidades que vocês esperam de mim. Agora eu quero que me digam o que eu tenho o direito de esperar de vocês." Eles responderam rapidamente: lealdade, honestidade, iniciativa, otimismo, trabalho em equipe, oito horas diárias de trabalho cheio de entusiasmo. As pessoas saíram da reunião com o ânimo renovado e nova inspiração, e o Sr. Seltz disse que houve um aumento fenomenal nas vendas.
"As pessoas fizeram uma espécie de contrato moral comigo" disse o Sr. Seltz, "e desde que eu cumprisse a minha parte elas estavam determinadas a cumprir a delas. Perguntar quais eram seus desejos e aspirações foi a injeção de entusiasmo que elas precisavam." --Dale Carnegie.

Nenhum comentário:

Presidente

Presidente
Pr. D. Barbosa